sexta-feira, 8 de maio de 2009

Televisão

Primeiro pedindo desculpa por que disse que não iria postar, mas não aguento mais estudar, e preciso descansar um pouco, vou postar aqui e dormir...

O post de verdade começa aqui.

Televisão aliena, sim!

Tá, mas sair jogando a opinião assim não é certo em um texto, primeiro se deve apresentar os fatos, depois opinar sobre eles... (e aí fica uma ótima dica pra blogueiros novos) mas eu não consigo pensar em fatos que possam ser positivos a televisão... Por isso seria apenas uma critica sem finalidade.

Então vou tentar apenas demonstrar o porquê vocês devem ver que minha opinião é verdadeira (ou não)

Apenas para salientar, que de uns tempos pra cá eu não tenho visto televisão, mas não por qualquer outro motivo, e sim pela falta de tempo.

Os meus motivos para não gostar (e apesar disso ainda ver muito de vez em quando):

Ela inegavelmente aliena quem assiste, principalmente falando de canais abertos como globo e SBT, que manipulam descaradamente seus tele-expectadores, com personagens de novela que as pessoas gostam de imitar, com propagandas subliminares (ou nem tanto) durante a novela, programas como BBB e zorra total, que além de uma completa perda de tempo, fazem as pessoas almejarem um tipo de vida ridículo (por que muitas pessoas querem ser como as que mostram na televisão, e acabam generalizando, para elas tudo na televisão é certo e bonito, e é assim que elas devem ser)

Você pode perceber facilmente que muitas frases de efeito ou bordões de novelas (as grandes alienadoras) e de algumas series acabam sendo usadas no cotidiano (como eu não vejo canais abertos faz um bom tempo, ressaltando que não por estes motivos a cima, mas neste caso, pela qualidade -ou melhor, pela falta dela- destes canais, não lembro de nada muito recente, mas percebam quantas pessoas começaram a falar frases como "Di Catiguria" e "Prefiro não comentar" depois que elas apareceram na televisão )

Frases como "eu tenho uma saia igual a daquela personagem" e "eu queria ser que nem ela(e)" são escutadas varias vezes em relação as novelas, e isso prova que o povo (ou grande parte dele) acaba seguindo o que a televisão diz...

E pense, e responda pra si mesmo, mas seja sincero, se você tivesse o poder de mudar a opinião de um país inteiro sobre determinados assuntos, você usaria isso a seu favor ou simplesmente deixaria como está... espero que não sejam hipócritas em dizer que deixariam como está, podendo em um estalar de dedos definir que tal operadora de celular ou tal marca é a melhor, de fazer todo o povo achar que o seu modo de pensar é o certo...E você pode até dizer que usaria isso para fazer o povo pensar de um modo melhor, agir melhor, mas isso ao seu ponto de vista, o que garante que ele é uma verdade absoluta?

Tendo todo esse poder com uma pessoa só, e sabendo que ela o usa, é impossível de deixar de perceber que a televisão aliena, te faz pensar do modo que alguém achar que você deve pensar...

Eu iria entrar na questão de programas como "Show Da Fé", mas o post está ficando grade demais, e isto vai ficar pra outra hora.

Se leram até aqui, COMENTEM obrigado.

8 comentários:

Anônimo disse...

Tens toda a razão ao dizer que o povinho imita tudo o que vê na tv..Acho que por isso a tv fechada tem tantos adeptos. Vou confessar que prefiro mil vezes o humor sarcástico do House ou ainda os cadáveres de Bones do que assistir os Are Babas da Globo..BBB é atestado de burrice . Tenho dito. BTW é a Libia

Lady GaGa disse...

Tão Hipócrita em dizer que a situação é boa quanto é achar que isso tudo é culpa da televisão, influências desse cunho negativo só se dá no momento em que não se tem outra a seguir, não é culpa da Tevê e sim de todo um sistema começando por nós mesmos que nos julgamos "intelectuais" e nos isolamos de tudo e ficamos julgando tudo apontando o dedo como se nós inatingíveis, porém estamos tão no meio disso quanto qualquer um. Estamos novamente regressando a antiguidade "panem et circenses" romano que só era usado para esconder a grande crise do povo, estamos assistindo a esse espetáculo enxendo nossas bocas de pão e nos deliciando enquanto falamos de boca cheia que o mundo não devia ser assim.
Abração andré! :D

DDK disse...

Bruno, adorei teu comentário, a pesar de não me considerar "intelectual", nem melhor ou pior que ninguém, mas sim faço tudo que posso para tentar melhorar essa sociedade estranha em que vivemos, mas o que parece é que cada vez a sociedade está mais virada de pernas pro ar...

Esse post era pra ser bem mais comprido, não só uma critica a TV aberta, e sim uma explicação sobre a televisão mesmo... Mas sabe como é, falta de tempo e um post enorme não combinam... abraços!

NickKrasinski disse...

É, a televisão aliena as pessoas mesmo..

Mas, se tu for pensar bem, as pessoas gostam de ser alienadas, elas esperam por isso, elas correm atrás disso.

Se não houvesse uma televisão cheia de clichês e mensagens subliminares, o povo iria atrás de alguma outra coisa que o alienasse.

Ou tu vai me dizer que, revistas-teenagers-idiotas não são alienantes também? E fazem o maior sucesso... Porque, quem não quer uma revista com o Robert "suicida" Pattinson na capa??

E, "nós, que nos julgamos 'intelectuais'" estamos, na realidade, nos alienando com coisas diferentes. Coisas que podem ser mais interessantes, ou mais úteis, ou apenas diferentes.

Tu vai me dizer que o CT não nos aliena? Vai dizer que a UFRGS/Vestibular não nos alienam? O maravilhoso transporte público não nos aliena?

Tudo o que nós fazemos, tudo o que nós ouvimos, todos os lugares por onde andamos nos alienam.

Porque, no final das contas, alienar não passa de influenciar a opinião alheia.

Como eu já disse antes, a diferença é que algumas pessoas mudam sua opinião por muito pouco. "Nós, que nos julgamos 'intelectuais'" já solidificamos bastante nossas opiniões, as vezes apenas por teimosia, mas solidificamos...

Té segunda ;DD

Anônimo disse...

Cara, a televisão aliena, isso é certo, mas não é deixando de ver ela que tu vai te desalienar. Ver novela, pra mim, é perda de tempo, entretanto, ver jornal e documentários é uma desalienação, nós nos interamos do que acontece. Já novela é perda de tempo, além de ser uma influência maligna nos nossos padrões de comportamento, como tu falou. Aliás, a maioria das séries trás isso, mostrando um 'bom padrão de vida'. Eu, pessoalmente, prefiro ser influênciado por House do que pelo Big Brother ou novelinhas em geral.
Sobre os outros comentários.. Gostei do que o Bruno falou, assumo sem medo (ainda que com certa vergonha) que rio dos burros, mas não faço grande coisa pra ajudá-los a saírem da situação. Algumas pessoas gostam de estar nessa situação. A alienção nos trás o conforto da ausência de dúvidas. Se nos mostram como devemos ser, e não sabemos outro modo de agirmos, não temos como errar: é assim que se faz! E aí temos um povo de cultura massificada.

No topo do morro vemos eles morrem na ignorância lá embaixo. Poderíamos ajudá-los a subir conosco, mas daria trabalho demais; é muito mais fácil reclamar que eles não conseguem.

Quando ao comentário do Nick(Nicolas?), gostei até o 4 parágrafo, depois fui discordando. Pra mim, alienação é o isolamento da realidade, deixar de saber o que acontece. Discordo da frase "[...] no final das contas, alienar não passa de influenciar a opinião alheia." Tu pode alienar uma pessoa deixando de mostrar algo a ela (aliás, como fazem os estadunidenses conosco, já que nossas notícias são filtradas), mas influênciar a opinião alheia já é outro departamento.

"Nós, que nos julgamos 'intelectuais' somos quem vai liderar esse país, e por isso devemos sair do véu da alienação e observar como o mundo é lá fora. Alienar, sim. Ser alienados, nunca.

(Desculpa pelo comentário-post)

Abraço,
Carlo

Leonardo Silveira Ritta disse...

Por acaso tu não gosta daqueles desenhos estranhos japoneses? e eles não passam na tv? sendo assim, como tu faz para assistir a eles?
Conheço pessoas absurdamente inteligentes, engraçadas, divertidas, gente fina, que assistem aos mais variados tipos de programas televisivos.
Eu mesmo assistia ao BBB. Adorava ver aquelas mulheres rebolando tudo mais. Eu mesmo assisto ao programa do Show da Fé para tentar analisar os métodos persuasivos do pastor Silas Malafaia. Sim, eu assisto, e se for olhar, o poder persuasivo dele é inacreditável. Se a tv aliena, acaba ou prejudica as pessoas, pouco me importa. Assisto aos programas mais bocós, como simpsons, family guy e chapolin, e nem por isso não tenho cérebro ou sou um mangolão qualquer. Também não sou grande coisa, mas não me considero um ser sem cabeça. O marketing e o apelo televisivo podem ser considerados anti-éticos, mas é a vida. eles têm de ganhar a vida de alguma forma. Ou vai me dizer que o método persuasivo/atrativo deles não é magnífico?
Enfim, temos que separar o que é bom do que é ruim. Continuarei vendo os episódios engraçadíssimos de chapolin,simpsons e bob esponja, mas eles não farão parte da pauta das minhas conversas do dia-a-dia. Para isso existem os livros, os jornais e as outras pessoas com cabeça que vivem ao meu redor.
E agora uma crítica construtiva: revise os textos antes de publicar. Sei que tá estudando demais e deve estar cansado ao escrever, mas fica mais bonito e ainda melhor de ler.

forte abraço

Wynnie disse...

Oi Dé! Adorei o post, ficou muito bom. Enfim, meio que respondendo o Leonardo:

Em momento nenhum você se excluiu da massa que assiste a televisão e segue algumas tendencias. Ele apenas expos a visão dele sobre a televisão, fazendo alguns comentários sobre como ela muda o comportamento de uma sociedade inteira.
Quanto aos desenhos japoneses que o Leonardo meio que criticou: É muito [leia-se extremamente/praticamente impossivel] dificil encontrar um anime de qualidade na teve aberta.
Por esse motivo que baixamos os animes na internet.E mais: animes não possuem propagandas de nenhum tipo e, por serem "relativamente pouco conhecidos" não vemos pessoas por aí gritando "kawaii" ou "Nyan" ou qualquer outra coisa. Siiim, eu to defendendo os animes.

Ok, cheeeega que bater boca. O post ta ótimo, uma vez que você disse que era uma crítica sem finalidade. [Ou coisa parecida ^^"]

Beijos Dé e boas provas

Unknown disse...

Oiiehh!!
amei³ o post.. toda a razão.. TV tah virando uma porcaria msmo! Tirando alguns seriados!! ahsuahsuahusash!!
Mas eu concordo com o Nick! as pessoas gostam de ser alienadas... beijãoo